Com as últimas notícias que anunciaram o pedido de falência da Tupperware Brands, relembramos como a icônica empresa de recipientes plásticos foi pioneira em design de utensílios de armazenamento para o dia a dia, além de ter sido um inovador modelo de marketing, na época de seu lançamento.
A Tupperware, empresa que se tornou sinônimo de armazenamento de objetos plásticos para cozinha, embora tenha entrado com pedido de falência nos EUA, em setembro de 2024, conseguiu sustar o processo após um acordo com seus credores, fechando uma negociação, com o pagamento de US$ 23,5 milhões em dinheiro, e uma troca de US$ 63,8 milhões da dívida. Os novos donos da marca são fundos de investimento afiliados a Alden Global Capital e a Stonehill Institutional Partners. A empresa declarou que pretende manter a venda por consultores e online, mas encerrará todas as atividades não essenciais.
A Tupperware, fundada por Earl Tupper, em 1942, desenvolveu seu primeiro recipiente de plástico e o lançou no mercado, ainda em 1946. O conceito inovador surgiu por meio de uma engenhosa ideia de marketing de Tupper, que incentivava donas de casa dos anos 1950 a darem festas “Tupperware”, para a venda de produtos para vizinhos, amigos e familiares.
Uma das anfitriãs mais bem-sucedidas dessas festas foi Brownie Wise, uma mulher divorciada que não apenas promoveu a marca, mas contratou uma equipe de vendas para promover os produtos. Wise se tornou vice-presidente da Tupperware Home Parties, em 1951, e encorajou Tupper a remover os produtos das lojas completamente. Estava, então, criada a Tupperware Parties Inc, com o slogan “No Sex, No Sup, Just Tup-Tup-Tup!”. Wise trabalhou originalmente para a Stanley Home Products, pioneira na metodologia de planos de festas para vendas diretas — uma ideia de marketing que mais tarde foi adotada por várias outras empresas, como Avon e Ann Summers, para encorajar mulheres a vender produtos como maquiagem, lingerie e gadgets sexuais para suas redes pessoais.
A popularidade da Tupperware garantiu sua expansão para a Europa e seus produtos logo se tornaram uma marca conhecida em todo o mundo. Como resultado de seu sucesso, a marca se tornou sinônimo de todos os recipientes plásticos para alimentos, da mesma forma que marcas como Xerox e Coca-Cola, que se notabilizaram como sinônimos de seus próprios produtos.
No entanto, apesar do crescente reconhecimento da marca, o modelo de vendas diretas foi perdendo popularidade ao longo do século 21. Em 2003, a empresa encerrou suas operações no Reino Unido e na Irlanda, devido à insatisfação do consumidor com esse modelo de marketing. As vendas melhoraram durante a pandemia da Covid-19, mas não foram suficientes para alavancar a empresa.
A trajetória da empresa foi abalada, em parte, pela alta qualidade dos seus produtos, pois, após adquiri-los, o consumidor tinha a certeza de que não precisaria comprar outro por um longo tempo. Além disso, uma crescente restrição aos produtos plásticos, em detrimento do uso de materiais mais ecológicos, fez com que o mercado de alto padrão se afastasse cada vez mais da marca. A Tupperware relatou mais de US$ 1,2 bilhão em dívidas totais, e US$ 679,5 milhões em ativos totais. Mesmo com tudo isso, a Tupperware continua viva e tentando “dar a volta por cima”. A conferir...
Fonte: Euro News
Comentários