O novo ícone do Google Chrome apresenta variações muito sutis no seu design
Ao longo dos anos, o símbolo do Google Chrome foi ganhando novas e progressivas variações, todas sutis, mantendo suas características essenciais: a forma circular elevada por cinco cores distintas (amarelo, verde, vermelho, azul e branco). Agora, pela primeira vez desde 2014, a marca lançou seu mais recente visual do ícone com ajustes ainda mais sutis que podem ser difíceis de detectar à primeira vista.
Em um tópico recente no Twitter, o designer Elvin Hu compartilhou a lógica por trás da reformulação e quais adaptações no design os usuários podem esperar em diferentes plataformas e softwares.
Uma aparência simplificada que se adapta a diferentes linguagens de interface do usuário
De acordo com Hu , o Google Chrome simplificou o design do símbolo principal para "alinhar-se com a expressão de marca mais moderna do Google". De fato, ao retirar as sombras, usar tons mais claros e ajustar suas proporções, o novo ícone parece quase completamente plano, mais nítido do que suas versões anteriores. Além disso, o ícone utilizava gradientes muito sutis para evitar “uma vibração de cor desagradável” quando as sombras eram removidas. Este toque sutil faz com que o ícone final pareça visualmente “mais pregnante”.
Depois que essas alterações foram feitas, a empresa começou a personalizar o novo ícone para se adequar ao idioma da interface do usuário de diferentes plataformas. A versão MacOS terá uma aparência 3D sombreando suas bordas, em contraste, o ícone do ChromeOS parecerá mais brilhante e plano, e o modelo do Windows 10 e 11 apresentará gradientes de cores mais fortes. A equipe também lançou novos ajustes para as versões beta e de desenvolvedor, adicionando “fitas coloridas a elas”.
No entanto, as mudanças mais drásticas foram reservadas para o ícone do aplicativo iOS beta, revelando um “design semelhante a um projeto, como um aceno para os aplicativos focados no desenvolvedor da Apple”.
Esperamos ver o novo ícone lançado nos próximos meses
Concluindo seu tópico, Elvin Hu afirma que a empresa testou outras direções de design, como a introdução de linhas brancas como espaços negativos entre cada segmento de cor, mas essa abordagem, no entanto, parecia diminuir o tamanho do símbolo, tornando-o potencialmente mais difícil de reconhecer.
O novo sinal gráfico do GoogleChrome já está visível para usuários na versão para desenvolvedores (chrome canary) e todos os demais poderão ver o novo design lançado em seus desktops e smartphones no decorrer dos próximos meses.
Fonte: DesignBoom
Comments