top of page

Ferramentas de IA auxiliam na saúde mental das crianças



O estúdio de design Morrama AI se prepara para ajudar crianças e dar suporte à saúde mental delas, propondo uma série de ferramentas conceituais de Mindful AI para elas. A linha inclui um fidget spinner, uma impressora MidJourney, um companheiro de IA e um projetor com um alto-falante integrado. A equipe de design, que também desenvolveu óculos de realidade mista que exibem jogos na frente dos olhos do usuário, recorreu à análise de dados de aprendizado para alimentar suas ferramentas inteligentes.

 

Existem quatro produtos conceituais, cuja primeira letra começa com a letra C: Calm, Comfort, Create e Connect. Connect é um girassol de IA. Como as crianças precisam ser capazes de falar com alguém em quem confiam, o companheiro robótico pode ajudar a dar o pontapé inicial. A ferramenta facilita a interação entre os pais ou cuidadores e a criança. O girassol faz perguntas para iniciar a conversa, que são exibidas na pequena tela de exibição do aparelho. Se desejarem, as crianças podem segurar as pétalas sensíveis ao toque para obter algum apoio também.



O tipo de impressora MidJourney encontra seu corpo no Create, do estúdio de design. É um dispositivo verde, tipo tubo, que imprime desenhos em p/b, para as crianças colorirem. O Create funciona por meio de prompts falados. Ele ouve o que as crianças querem colorir e os imprime, semelhante a como o Midjourney gera imagens de IA. Se, ao colorir, as crianças ficarem ansiosas, elas podem pegar o Calm, o fidget spinner. É um meio que pode ajudar as crianças a aliviar sua ansiedade enquanto monitora seu bem-estar. Ele usa sensores de movimento e frequência cardíaca, bem como um monitor de suor. As crianças podem apertar e comprimir este “cubo” parecido com um brinquedo e, ao fazer isso, seus sensores incorporados obtêm uma noção de sua saúde e dados mentais. O gadget envia os dados para seus pais ou cuidadores, para que as ações sejam tomadas o mais rápido possível. Isso, junto com as outras ferramentas conceituais, é inspirado por uma pesquisa do NHS, de 2023, sobre a saúde mental de crianças e jovens na Inglaterra.



Quando a brincadeira acaba, as crianças podem ligar o Comfort do estúdio de design, um pequeno projetor com um alto-falante embutido. O dispositivo responde ao pedido das crianças com imagens e sons, como se fosse um artista automatizado pintando o que elas querem ver. Ele ouve a paisagem solicitada e a projeta na parede ou superfície, acompanhada de um som ideal. Com isso em mente, as ferramentas Morrama Mindful AI, embora ainda sejam um conceito, podem oferecer ideias sobre como os pais ou cuidadores podem cuidar da saúde mental de seus filhos. 



Um dos fatores que fez o estúdio Morrama desenvolver suas ferramentas de IA conceituais decorre de dados do NHS sobre crianças. Ele afirma que 1 em cada 5 jovens tem um transtorno de saúde mental e, na esperança de ajudar a reduzir esse número, o estúdio de design pretende desenvolver suas ferramentas de IA para ajudá-los. Para os dispositivos conceituais, eles fizeram uma parceria com um psiquiatra infantil para entender os problemas comuns que as crianças podem enfrentar em termos de sua saúde mental e bem-estar geral. 

Esses objetos de IA incentivam as crianças a interagir com eles, ajudando assim a melhorar sua saúde mental. Os dispositivos inteligentes são coloridos e de aparência lúdica também, aumentando as chances das crianças para pegá-los para brincar e usar. Ainda não há informações sobre o cronograma de produção dos dispositivos já prototipados.


Fonte: Designboom


Comentários


Assine nossa newsletter
Fique por dentro das matérias e eventos do Design Petrópolis

Obrigado por se inscrever.

bottom of page