top of page

Elizabeth Line, em Londres: limpeza e segurança no combate às “marcas fantasmas”



A Transport for London (TfL) instalou adesivos em formato de silhueta atrás dos bancos da plataforma, ao longo da Elizabeth Line, que conecta Abbey Wood e Shenfield, no leste, a Reading e Heathrow, no oeste. 


A Transport for London, que opera a linha, diz que mantém um programa de limpeza rigoroso em todas as estações para garantir que sejam seguras para os passageiros. Um porta-voz da TfL declarou: "Estudamos novas maneiras de limpar as paredes atrás dos assentos em algumas de nossas estações da Elizabeth Line para tentar remover marcas e desgastes e proteger as paredes."



Os adesivos vinílicos, que contam com um design colorido inspirado no padrão gráfico da sinalização das estações, na forma de “peões”, foram projetados para cobrir as chamadas "marcas fantasmas" — manchas e desgastes causados por passageiros encostados nas paredes brancas das estações. A Transport for London (TfL) havia testado uma série de soluções para esse problema ao longo de 2024, porém sem sucesso. Após diversos estudos, o departamento de design determinou que os adesivos nesses formatos de “peões”, seriam a opção mais eficaz e, sobretudo, sustentável para a Elizabeth Line, que recebe mais de 700 mil passageiros nos dias úteis, distribuídos por seus 118 quilômetros de extensão.



A instalação dos adesivos aconteceu quase 3 anos após a conclusão da Elizabeth Line, que, no ano passado, recebeu o prestigioso Prêmio RIBA Stirling pelo seu design, realizado pelos estúdios de arquitetura Grimshaw, Maynard, Equation e AtkinsRéalis.


Fontes: Dezeen/BBC/London World


Comments


Assine nossa newsletter
Fique por dentro das matérias e eventos do Design Petrópolis

Obrigado por se inscrever.

bottom of page